Primeiramente, foi Alexander Parkes que em 1862 descobriu um material orgânico derivado da celulose, chamada de parkesina em referência ao seu descobridor, que quando aquecido podia ser moldado e permanecia desta forma quando esfriava. A necessidade de substítuir a borracha que até então era a matéria prima de muitos produtos fez com que a parkesina fosse descoberta, mas o seu custo elevado de produção desestimulou os investidores.
O segundo, foi o tipógrafo americano John Wesley Hyatt que tentando receber o prêmio de dez mil dólares, oferecido pela empresa Phelan and Collander para substituir o marfim na fabricação de bolas de bilhar, esporte tão popular que já ameaçava a população de elefantes, tornando-se necessário a substituição do mesmo. Com este objetivo em vista, Hyatt descobriu acidentalmente que um material a base de nitrato de celulose tornava-se um filme sólido e flexível, estava então descoberta a Celulóide ( originada de fibras de algodão com certos ácidos). Por ser altamente volátil, Hyatt percebeu que poderiam explodir com o choque entre si quando usada em bolas de bilhar, e adicionou cânfora chegando a formulação final da Celulóide que foi registrada no dia 12 de julho de 1870. Jonh W. Hyatt e seu irmão Isiah foram homens inovadores e descobridores de vários inventos que resultaram em mais de 200 patentes e em 1914 ganhou a Medalha de Perkin, mas seu nome ficou registrado na história como o primeiro fabricante de material plástico.
Finalmente, devemos citar o terceiro e mais importante homem que participou na descoberta e consolidação do plástico em nosso mundo, que foi : Leo Hendrik Baekeland o criador da baquelita em 1909. Baekeland após ter ganho dinheiro com a venda do Velox, um papel de impressão fotográfico que podia ser usado sob a luz artificial à Eastman Kodak, dedicou-se a desenvolver um aparato que permitia o controle para variar o calor e a pressão da combinação de ácido carbólico ( fenol ) com formaldeído, que era o grande desafio da época para se fabricar uma resina plástica. Com este feito ele criou a primeira resina totalmente sintética, a Baquelita.
Leo Hendrik Baekeland |
Este material foi empregado para substituir inúmeros materiais naturais provenientes de animais, como marfim, cascos de tartarugas, madeira, etc , fabricando-se pentes, manivelas de facas, botões, bolas de bilhar, materiais elétricos, jóias e em produtos fabricados até hoje com ela.
Existiram várias descobertas nesta época e em partes diferentes do mundo quase que simultaneamente de homens que buscavam novos materiais sintéticos, mas estes três homens traduzem o que de mais importante surgiu para a evolução do plástico como o conhecemos hoje. Para mostrar esta evolução acompanhe a cronologia abaixo:
1835- Regnault apresenta o monômero de cloreto de vinil.
1838- É descoberto o nitrato de celulose.
1839- Charles Goodyear descobre o processo de vulcanização da borracha.
1865- É descoberto o acetato de celulose.
1870- Irmão Hyatt patenteiam a celulóide.
1884- Hilaire Chardonnet inventa a primeira fibra sintética, a rayon de viscose.
1905- Brandenburg inventa a celofane.
1909- Leo Baekeland descobre a baquelita.
1922- Hermann Staudinger sintetiza a borracha.
1928- Ziegler começa a estudar a química orgânica princípio da descoberta do PE e PP.
1929- A empresa Dunlop cria a primeira borracha de espuma.
1931- J. A Hansbeke desenvolve o neoprene.
1933- Primeiros produtos injetados com Poliestireno.
1938- Começa produção comercial de Poliestireno.
1938- Roy Plunkett descobre o PTFE.
1939- ICI patenteia a cloração do Polietileno.
1940- O PMMA começa a ser utilizado na aviação.
1948- George deMestral inventa o Velcro.
1950- O Poliestireno de alto impacto começa a ser produzido comercialmente.
1952- Começa aparecer os primeiros produzidos fabricados em PVC.
1953- O Polietileno de alta densidade começa a ser produzido comercialmente.
1954- O Polipropileno começa a ser desenvolvido com o uso de catalisadores de Ziegler-Natta.
1958- O Policarbonato começa a ser produzido.
1963- Ziegler e Natta ganham o Prêmio Nobel de Química.
A partir de então, a evolução do plástico tomou o rumo das pesquisas de matérias plásticas feitas pela grandes companhias, voltadas para as novas tecnologias de transformação em diversas áreas como a indústria espacial, utilização do plástico que jamais os percursores poderiam imaginar.
FONTE: plasticos carone
0 comentários:
Postar um comentário